#Dificuldades ligadas ao projeto

Ao longo do trabalho e como novata na área de Design enfrentei algumas dificuldades para desempenhar o meu projeto. Comecei por ter grandes ideias, logo de início, que achava pertinentes. Sem qualquer cautela, comecei a construí-la.

Com o passar do tempo e das aulas teórico-praticas fui apercebendo-me que estava bem longe da diretiva do trabalho. Dessa maneira, comecei a ler os documentos inicialmente enviados pelo Professor para tentar encontrar alternativas ao meu trabalho. Com essas leituras, fui constatando que o trabalho revelava-se "ligeiramente" mais complexo do que tinha inicialmente previsto.

  • A fotografia que acompanha este texto comprova a estupidez genuína que foi a minha: sem usar quaisquer elementos básicos da comunicação visual tentei transmitir uma mensagem que para mim parecia fácil.

Um pouco mais tarde, depois de ter realmente interiorizado as componentes do exercício, voltei a elaborar mentalmente um segundo projeto. No que diz respeito a composição quadrada não encontrei qualquer problema. No entanto, a circular ficou ligeiramente mais complicada. De facto, o esquema que tinha imaginado não aparentava em nada aquilo que pretendia. Frustrada, destruí literalmente o que tinha acabado de realizar na última hora e meia.

O prazo da entrega chega ao fim e sinto-me hoje mais céptica que no primeiro dia. Talvez as minhas questões sejam fruto de uma semente de conhecimento e experiência que proporcionou-me este trabalho com as suas falhas e decepções.

Desenvolver um olho criativo e meticuloso é uma tarefa árdua. O nosso cérebro e mente foram formatadas ao longo do nosso crescimento e socialização de maneira a poder "sobreviver" no nosso meio. Assim, concluiu-se que retirar elementos que foram interiorizados é complexo.

Ao realizar este trabalho, que está prestes a ser concluído, e apesar de algumas vezes ter-me sentido paranóica ao pensar "descontextualizar, descontextualizar" cada vez que saía a rua e que me lembrava que tinha que recolher fotografias com elementos básicos da comunicação visual, sinto hoje alguma realização pessoal.

«L'avantage d'être intelligent, c'est qu'on peut toujours faire l'imbécile; alors que l'inverse est totalement impossible» - Woody Allen

Retour à l'accueil